PROJETO ATUAL: NOVELAS PARA ESCUTAR
OBJETO
O projeto oferece oficinas formativas que permitam às pessoas com deficiência visual a criação de produtos artísticos em formato de audiodramas, sob a provocativa estética da deficiência em cena para produção de um espetáculo desvinculada do paradigma da visualidade.
As radionovelas serão compartilhadas entre associações e entidades representativas via webradio, além dos meios usualmente conhecidos para compartilhamento de PODCAST. Também pretendemos realizar intervenções artísticas e performances ao longo do processo criativo, realizado em quatro etapas sequenciais e interdependentes. Ao final da quarta etapa haverá uma apresentação dos resultados para a comunidade.
RESUMO
Da experiência do Grupo Teatral No Escuro durante a pandemia nasceu o presente projeto, NOVELAS PARA ESCUTAR, que realiza oficinas presenciais e virtuais de formação que explorem a voz enquanto potência expressiva. Esse projeto possibilita às pessoas com deficiência visual produzirem autonomamente produtos artísticos em formato de áudio compartilhável como podcast ou radionovela. Cabe ressaltar que estas oficinas são de extrema importância para que os produtos da presente proposta sejam alcançados. Estas foram elaboradas para também proporcionar à equipe de diretoria da ABDV – Associação Brasiliense de Deficientes Visuais os conhecimentos necessários para que a entidade possa lançar, futuramente, a própria rádio de veiculação dos informes e ações da instituição e parceiros, bem como realizar comunicados, mobilizações, dentre outras possibilidades comunicacionais que as transmissões via rádio (webradio ou radiotransmissão) permitem com maior celeridade e longo alcance.
Toda a proposta parte da provocação estética que o movimento de artistas com deficiência no Brasil (Artistas DEF) atualmente têm trazido à baila no mercado nacional: deficiência em cena, ou seja, a deficiência enquanto dispositivo estético e elemento básico para a produção do/a artista. Por este motivo, a presente proposta pretende construir espetáculos desvinculados da visualidade, utilizando a voz, substituindo o teatro = enquanto lugar onde se vê por teatro = caminhos de escuta multisensorial. Trazemos a terminologia audiodrama em substituição a radionovela, porque nossa proposta é construir cenas/performances/espetacularidades desvinculados da visualidade, utilizando a voz enquanto disparador criativo.
Os audiodramas serão produzidos pelos participantes de toda a ação formativa, selecionados para todas as cinco etapas sequenciais. Os participantes formam um grupo de no mínimo 06 pessoas, chegando ao máximo de 12 pessoas com deficiência visual (incluindo pessoas cegas, com baixa visão e surdocegas), acima de 14 anos de idade, preferencialmente leigas, dispostas a vivenciar uma experiência de criação artística com foco na voz enquanto potência expressiva.
O processo criativo que resultará na produção desses audiodramas/radionovelas, será organizado e distribuído em várias etapas sequenciais, etapas nas quais, concomitantemente ao processo criativo do grupo coordenado pela professora Clarissa barros, serão também oferecidos diversos cursos livres com duração variada, além de oficinas pontuais, todos estes oferecidos à toda comunidade de pessoas com deficiência visual.
A capacitação de um grande contingente da comunidade para o radioteatro, o compartilhamento de saberes entre pares, a produção das novelas e podcasts, a divulgação dos produtos artísticos junto a comunidade DV e sociedade em geral, deixarão para o Distrito Federal um marco no desenvolvimento de práticas de inclusão artística e promoção de cidadania através das artes, com este projeto, onde o “artivismo” resulta em cidadania artística.
Além deste possível desdobramento a médio prazo, com consequências no engajamento da entidade nas áreas de arte, cultura, esportes, lazer e mobilização das pessoas com deficiência do DF e entorno para a luta por seus direitos, o projeto, celebra o fortalecimento da parceria entre entidades e coletivos de pessoas com deficiência visual através da contratação de parceiros enquanto oficineiros (instrutores de cursos de curta duração e workshops) para a fecunda troca de conhecimentos e ganho de novas habilidades e competências pelos inscritos e participantes das ações culturais oferecidas neste projeto.
Novelas para Escutar: PAPO DE CEGO
Produtos artísticos em formato de audiodramas e de estética provocativa que os desvincula do paradigma da visualidade
Performance “Papo de Cego” – apresentação no CONIC em 16/11/2023
Motivados pelo desejo de promover arte em um formato que vá de encontro às suas capacidades, um grupo de pessoas cegas, com baixa visão e surdocegas vêm desenvolvendo processos criativos que resultam em espetáculos desvinculados do paradigma da visão. Se teatro é o lugar onde se vê, o Grupo Teatral No Escuro criou uma performance onde o que se privilegia é a audição. Camadas sonoras são sobrepostas e a iluminação é utilizada não para orientar o olhar do espectador, mas para confundi-lo. Os elementos cênicos são utilizados para provocar na plateia sensações semelhantes àquelas vivenciadas pelas pessoas que são desprovidas da visão ou que possuem a visão subnormal.
O que se poderá admirar, são peças culturais concebidas e produzidas por eles, de tratamento estético próprio, onde as singularidades ganham protagonismo. E, mesmo tratando-se de obras artísticas idealizadas para seus pares, a comunidade de pessoas com deficiência visual, cabe o convite aos videntes a apreciarem uma estética única e instigante.
Na composição dos audiodramas, a elaboração da trama a ser contada, a escolha das palavras para a construção do texto dramatúrgico, a concepção e caracterização das personagens e outros elementos, são trabalhados de forma adaptada às habilidades do elenco, portanto, desvinculados do paradigma da visualidade.
A proposta da iniciativa, fruto da experiência do Grupo Teatral no Escuro, o único na região no qual atuam pessoas DV, é dar visibilidade à produção cênica e interpretativa – onde a voz é explorada em sua potência expressiva – é dar luz e protagonismo ao movimento de artistas com deficiência em cena no Brasil, Artistas DEF.
Registro do Grupo Teatral no Escuro no local de ensaio
PAPO DE CEGO é um espetáculo em que os audiodramas, as novelas para escutar, se mesclam com as ações de intervenção artística que o Grupo Teatral No Escuro realiza para promover reflexões sobre a acessibilidade cultural, a inclusão social e o protagonismo artístico das pessoas com deficiência visual. Nesta oportunidade são compartilhados com a audiência uma sequência de depoimentos, cenas do cotidiano, histórias de vida que mesclam as particularidades da experiência da cegueira/baixa visão ao capacitismo estrutural da sociedade.
Mostra de processo – no Espaço Cultural Renato Russo em 16/12/2022
Uma mistura de intervenção urbana, dramaturgia e radionovela… o espetáculo/performance/intervenção artística busca ressignificar os percursos criativos vivenciados na tessitura dos audiodramas. Será possível conceber espetáculos desvinculados da visualidade sem vendar a plateia ou desligar as luzes? Venha conosco vivenciar este desafio!
Performance “Papo de Cego” – apresentação no CEF 03 em 08/12/2022
Performance “Papo de Cego” – apresentação no CEF 03 em 08/12/2022
LINKS PARA REPORTAGENS SOBRE A PERFORMANCE
“PAPO DE CEGO”
Performance “Papo de Cego” – apresentação no CONIC em 16/11/2023
http://brasiliadetodos.com/novelas–para–escutar/
https://timesbrasilia.com.br/saude/pessoas–cegas–criam–novelas–para–escutar–onde–a–voz–eexplorada–em–sua–potencia–expressiva/ https://www.portalconteudo.com.br/post/novelas–para–escutar–projeto–de–audiodramas–no–df
https://brasiliaeaqui.com.br/release/2022–pessoas–cegas–criam–novelas–para–escutar–onde–avoz–e–explorada–em–sua–potencia–expressiva
https://www.deubombrasilia.com.br/post/pessoas–cegas–criam–novelas–para–escutar–onde–avoz–%C3%A9–explorada–em–sua–pot%C3%AAncia–expressiva
https://www.jtnews.com.br/noticias/grupo–teatral–no–escuro–realiza–performance–com–foco–noprotagonismo–artistico–das–pessoas–com–deficiencia–visual–15674.html
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: “TROCA-TROCA”
https://alo.com.br/acao–do–projeto–novelas–para–escutar/
https://www.tudoai.bsb.br/2023/03/17/acao–do–projeto–novelas–para–escutar/